quarta-feira, 22 de agosto de 2007

ESCRITOS ABREVIADOS

Carlos Rodrigues Brandão

o trabalho de ensinar

Há dois legados duradouros que podemos transmitir aos

nossos filhos: um raízes; outro; asas.

Holding Carter


No texto Carlos R. Brandão nos remete ao desafio de educar. A educação é essencial para a humanidade ela sozinha não muda nada mais sem ela socialmente também nada muda.

A educação é um meio para a transformação da sociedade e o seu desenvolvimento tanto do ponto de vista econômico como humano. Ela proporciona a formação de pessoas e como sendo contínua e permanente e o ofício de ensinar seja ainda um ato insubstituível do professor e da professora.

As tecnologias que estão a disposição são ferramentas que podem e devem contribuir no trabalho desenvolvido, pois instrui, mais estes aparatos por si só de nada valem sem a intermediação de compreender que para além de como funcionam são criação humana portanto são atos da própria educação.

A educação a distância instrui sujeitos mais não traz para o cotidiano do aprender a sensibilidade da troca, do afeto que dão ao ato de ensinar e ao profissional o seu sentido de ser. Avançar na nossa humanização.

Este também é um desafio para educadores e educadoras recriar e não apenas reproduzir e transmitir conhecimentos acumulados ao longo da história humana. Ousar no ofício e reviver no contexto atual como cultura viva.

Nada é neutro em educação. Educar é um ato político. Estas são afirmações compartilhadas por vários autores e intelectuais da educação.

Marilena Chauí sempre nos lembra em seus textos que só se vive pessoal e interativamente a democracia, quando se vive a experiência de sua própria criação.

Nenhum comentário: