segunda-feira, 20 de agosto de 2007

EDUCAR: ousar utopias



Da educação cidadã à educação que a pessoa cidadã cria
Carlos Rodrigues Brandão


A educação não muda o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas mudam o mundo

Neste texto acima Brandão traz ao nosso conhecimento a origem da filosofia e por extensão da educação através do diálogo. Da Grécia com os seus mitos aos dias de hoje com a proposta de Educação Popular ou Cidadã.
Ao estudar a história da educação, as primeiras modalidades de ensino, são sempre programas de instrução forçada, em que os que aprendem ouvem e guardam. Perguntar para serem esclarecidos onde a dúvida é exceção. Não se aprendia a pensar, apenas repetir.
A Educação Popular nas suas várias formas teve na década de 60 o educador Paulo Freire e seu método de alfabetização como referência privilegiada do percurso pedagógico.

A Educação Popular está fundada em 04 pilares:

1- a educação não é algo criado e consagrado;

2- o que importa é uma geração constantes de comunidades aprendentes;

3- a educação precisa ser um bem - para todos;

4- a missão da educação é a de gerar pessoas críticas e criticamente participantes.

A educação dos movimentos de cultura popular deste período teve vários herdeiros e estabelecia como direito essencial à extensão de uma educação de qualidade para todas as pessoas. Nas décadas de 70 e 80 em pleno período da ditadura militar no Brasil estes estiveram juntos aos movimentos sociais em um processo de formação e de apoio pedagógico aos quadros militantes.
A Educação Popular tem como tradição o debate sobre a democratização do Estado Brasileiro e com a justiça social.
Apesar destes pilares e desta tradição sempre consentimos o direito de falar em pautas pré-estabelecidas. Ouvimos muito pouco.
Hoje a Educação Cidadã em seu desafio de ser mutável, transformável em um trabalho pedagógico a uma comunidade que aprende e que ao envolver-se com sua educação recria a si mesma em cada momento.
Para Brandão a escola tem este desafio de ser esta comunidade onde a prática da educação cidadã tem o compromisso político de criar mundos humanos...

Esta é a Escola dos nossos sonhos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Rose,

Seja bem vinda ao mundo blogueiro.com certeza você terá muito sucesso por aqui.

Respondi no teu e-mail sobre as fotos.

Abçs e sucesso!