domingo, 7 de dezembro de 2008

O TEMA DESENVOLVIDO PELO PDE- Programa Desenvolviemtneo Educacional do Estado do PR.


GÊNERO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
Os Cursos de Educação Profissional de Nível Médio e as Relações de Gênero no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins.


I. INTRODUÇÃO

Com pouca bibliografia apesar de ter adquirido crescente importância nas análises sociais de diferentes orientações políticas o conceito de Gênero ainda é impreciso e em construção a não ser naquilo que é consenso e surgiu após muitos anos de luta feminista e de formulação teórica na tentativa de explicar a opressão das mulheres.
A procura por um mercado de trabalho com melhores salários levou os trabalhadores por uma maior especialização diante das mudanças no mundo do trabalho, principalmente na base tecnológica. Ao mesmo tempo a participação das mulheres também cresce neste mercado e para uma pesquisa mais detalhada sobre esta afirmação escolhemos o do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e seus cursos ofertados na Educação Profissional de nível médio.

A problemática a ser desenvolvida passou pela hipótese de que se com a inserção das mulheres no mercado de trabalho isto contribuiu para melhorar a qualidade de vida delas. Sendo assim mesmo a mulher tendo melhorado sua condição histórica e hoje ocupar em numero maior as salas de aula porque ainda as mulheres ganham menos desenvolvendo trabalhos iguais aos homens? Se escolha profissional tem relação com esta qualidade de vida, reproduzindo ainda a maneira de pensar do mundo privado para o mundo público, principalmente nas funções desempenhadas no atual estágio de desenvolvimento do Capitalismo?
Obteremos através de uma pesquisa aplicada com os alunos e as alunas do colégio para melhor compreender as escolhas por determinados cursos e a busca por emprego e melhores oportunidades os principais dilemas que envolvem a formação tecnológica e as relações de gênero no âmbito do trabalho capitalista atual e na educação profissional de nível médio.
Levantaremos os limites e possibilidades que envolvam a formação profissional e tecnológica e as relações de gênero e a partir dos estudos realizados subsidiar o currículo da área de história para o ensino médio interagindo com o Projeto Político Pedagógico da Escola contribuindo com o corpo docente dos cursos profissionalizantes.
Os pressupostos teóricos da análise terão como referências as reflexões de estudiosos da área de orientação marxista que compreendem o objeto de estudo ( o particular) como produto das relações mais amplas da sociedade ou como diria o próprio MARX no livro da economia política:
“O concreto é concreto por ser a síntese de múltiplas determinações, logo, unidade da diversidade” ( MARX, p.229, 1977).
O currículo de História atualmente tem influência de muitos historiadores da Nova Esquerda Inglesa que usaram o termo “historia vista de baixo” para analisar outras formas e espaços de poder, “entende que a consciência de classe dos sujeitos não se constrói somente entre a luta de classes da burguesia versus proletariado, mais também em conflitos intra-classes e nas relações interclasses”. (Diretrizes Curriculares de História para Educação Básica, p. 41) para estas temáticas. Uma desta categoria de análise recente é Gênero.
Este trabalho numa primeira etapa será de natureza teórica com pesquisa bibliográfica que pode ser enriquecida com dados estatísticos dos órgãos oficiais. Assim deverá ter as seguintes etapas:
- Levantamento bibliográfico;
- Revisão da literatura;
- Análise da literatura existente;
- Pesquisa e análise de dados estatísticos:
- Leitura e análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio no que refere á estruturação dos cursos de educação profissional integrado e subseqüente de nível médio.
- Sistematização do trabalho e apresentação para equipe pedagógica e os coordenadores dos cursos da área técnica.
- Elaboração de Artigo.

sábado, 6 de dezembro de 2008


Charles Chaplin